domingo, 3 de abril de 2016

ScreenFetch – Seu terminal Linux incrementado com Logo da Distro


Depois de ficar bastante tempo sem escrever nada porque ferreiro de casa, espeto de pau. Principalmente na nossa área pra quem trabalha com Tecnologia é complicado ter tempo pra ficar dedicando a alimentar Blog, atualizar o próprio site, estas coisas…afinal estamos sempre com clientes pra atender, trabalhos pra fazer, estudo pra por em dia, compromissos acadêmicos e outros que acabam com nosso tempo, resolvi escrever esse post que é pequeno mas pra quem, como eu,  curte incrementar suas distros linux (e tudo que tem dentro delas) pode ser bem legal.  Mas chega de papo furado…
Quem usa muito o terminal do Linux e tá a fim de dar uma cara legal nela e ainda de plus ter as informações do sistema com facilidade existe um pequeno (pequeno mesmo) aplicativo pra Bash que se chama ScreenFecth. Ele faz basicamente é informar pra você via terminal as informações do seu sistema e coloca a logo que representa sua distro desenhada em ASCII no seu terminal.
Tem muito artigo ensinando a instalar via linha de comando mas muitos são chatos e complicados pra quem não é usuário avançado do Linux. Então resolvi fazer este post ensinando de forma muito fácil, usando um arquivo “.DEB” atualizado sempre na última versão a instalar baixando ele direto do PPA atualizado e instalando via instalador gráfico do Ubuntu ( ou distros baseadas nele).
Primeiro passo, é baixar a versão do ScreenFetch atualizada no link PPA dele, o arquivo .DEB. Para isso entre no link abaixo:
OBS: Lembrando que são pras distros Ubuntu incluindo ele mesmo. Eu particularmente gosto mais do pacote criado pela “vivid” pois é um pacote para sistemas 64 bits enquanto o “Trusty” e o “precise” usam pacotes 32bits, então se sua distro for 64 bits baixe o “Vivid” que é a primeira opção de download.
Baixe o pacote “.deb” para o seu micro e depois simplesmente clique nele pra começar a fazer a instalação direto pelo instalador de programas visual do seu Linux.
Uma vez instalado, abra seu terminal e digite “screenfetch” para executar o programa e ele mostrar na tela do seu terminal a imagem com os dados da sua distro.

No meu caso estou usando no meu Notebook mais antigo a distro Mint então a logo que aparece é a dele, se o seu for Ubuntu por exemplo, vai aparecer a logo do Ubuntu, sempre a referente a sua distro, isso é automático. Também irá aparecer os dados do seu micro e do S.O e estas informações são sempre úteis.
Existem vários outros comandos mostrando estas informações em outros formatos (screenfetch -v, screenfetch -e, screenfetch -V, screenfetch -n, etc…) Para ver todas as variações digite “screenfetch -h”.
Depois disso fica a pergunta quase sempre que é “Como eu faço pra colocar default no meu terminal toda vez que eu abrir ele para que mostre o screenfetch com a logo?”
Isso é fácil (de certa forma é…). Basta você ir no seu arquivo de configuração do terminal, o arquivo “.bashrc” no seu diretório home e editar ele, pode ser até mesmo no gedit por exemplo e adicionar (colar) na última linha o seguinte comando:
if [ -f /usr/bin/screenfetch ]; then screenfetch; fi
Salve seu arquivo editado e reinicie seu terminal e quando abrir novamente voalá…ele executará toda vez que abrí-lo.
Para facilitar, caso desejem segue ai em anexo meu próprio arquivo .bashrc para download, dai é só salvar (não se esquece de fazer backup do seu caso não goste do visual do meu) na sua pasta home do linux. CLIQUE AQUI
Espero que tenham gostado…Dúvida é só colocar nos comentários que SEMPRE respondo.

Abraços.


2 comentários:

  1. Olá, boa tarde!
    O link pra download está quebrado. Poderia ajustar? Muito obrigado e parabéns pelo conteúdo!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Jovem. Desculpe por isso. Eu já arrumei e se quiser pode baixar. Muito obrigado pela visita. Volte sempre !

    ResponderExcluir