domingo, 10 de abril de 2016

Instalando e configurando JAVA no seu Linux

Todo mundo que desenvolve precisa, seja pra rodar máquina virtual ou pra acessar seu banco ou outra necessidade essencial o JAVA está presente como a propaganda mesmo fala em milhões de dispositivos pelo mundo. Para os desenvolvedores em especial ainda é muito importante ter o JAVA instalado e configurado na sua máquina. No Linux, mais especificamente no Ubuntu e suas distros tem milhares de posts falando em como instalar (incluindo este né...) o bendito na sua máquina. 

Me deparei com este problema aqui, não porque não tinha mas porque não estava corretamente configurado. Então aproveitando a problemática resolvi fazer minhas consultas pra solucionar o problema. 

Praticamente em todos os posts a repositório é sempre o mesmo, o PPA. Então resolvi ir direto na fonte e pesquisar pois lá tem a informação de como instalar passo a passo. Geralmente as pessoas vão em posts como este para poder saber como fazer isso, então vou ser o mais reto possível nisso passando a informação da forma PPA de instalar que deve ser a mais correta, certo?

Primeiro se desejar fazer o mesmo segue o link do PPA para isso:

Mas para os mais preguiçosos segue os comandos abaixo, ele é pra instalação e configuração do mesmo. 


Vai ter usar o terminal (Digita ai as teclas em conjunto...CTRL+SHIFT+T) pra abrir seu amigo:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java8-installer
A primeira linha baixa e instala e configura o repositório PPA do Java na sua máquina. A segunda atualiza a sourcelist de atualizações do seu linux e a terceira instala efetivamente o JAVA na versão 8 que é a última agora. Demora mesmo mas ele vai mostrando o progresso da instalação passo a passo. 
Quando acabar...verifica se a instalação está OK...digitando no terminal :

java -version
e digite também ...
javac -version

Se ele informar que o comando não foi reconhecido (o que era o meu caso) então você vai ter de configurar as variáveis de ambiente. Tem o jeito manual pra quem gosta...digitando linhas de comando direto pra gravação das paths e tem o jeito automatizado, que o JAVA possui dentro dele como script pra fazer isso pra você...Vamos primeiro a mais fácil, automatizada. 

sudo apt-get install oracle-java8-set-default

Com este comando você configura as suas variáveis de ambiente. Repita os comandos anteriores java -version e javac -version para se assegurar. Então, se der tudo certo pode partir pro abraço. 

Mas caso não funcione, ai vamos pra configuração mais complicadinha...a pros teimosos...

Primeiro configura a variável JAVA_HOME:
export JAVA_HOME=/opt/jdk1.8.0_66
Depois a Variável JRE_HOME:
export JRE_HOME=/opt/jdk1.8.0_66/jre
E finalmente a variável PATH:
export PATH=$PATH:/opt/jdk1.8.0_66/bin:/opt/jdk1.8.0_66/jre/bin
Depois disso, você tenta de novo, deve funcionar agora...o java -version e o javac -version

Espero ter ajudado....pra mim funfou ;)





0 comentários:

Postar um comentário